30 de maio de 2011

Relatório Final

Nosso blog que tem como tema “Patriarcado x Matriarcado” consiste na apresentação de ideias a cerca do assunto e na discussão sobre temas que estão ligados aos dois universos de chefia familliar, o feminino e o masculino.

Mostramos no início do blog o significado do patriarcalismo, imposto por uma sociedade machista, onde o homem tem autoridade máxima sobre a esposa e os filhos, atingindo todos os âmbitos da sociedade: política, economia e cultura. A superioridade do homem, portanto, além de ser em relação a sua família, reflete também nas vida das demais mulheres.

Após a definição do lado patriarcal, passamos a desenvolver textos sobre a mulher e sua crescente valorização, tanto na sociedade quanto no âmbito profissional. Discutimos como ela tem influenciado nas decisões da família, como vem ganhando espaço através da inserção no mercado de trabalho, mas que apesar de toda essa evolução feminina, o patriarcalismo ainda se sobressai. Não é possível extingir algo que vem há séculos marcando os traços da sociedade. Até mesmo as mulheres, ou nós mesmas, ás vezes acabamos pensando de uma forma conservadora, pois querendo ou não, o ambiente em que vivemos acaba por nos influenciar, ou seja, incorporamos o patricalismo em algumas situações. Mas nem por isso, as mulheres precisam aceitar tudo o que é tradicionalmente imposto e aquelas que se conscientizaram da dominação, lutam por um maior espaço na sociedade.

O blog intitulado "Ainda somos patriarcais?" foi criado para que pudéssemos expressar nossa opinião sobre uma sociedade que mesmo tentando combater cada vez mais uma superioridade de gênero masculino, ainda insiste em ser como é. Através do posts, queríamos instigar o público-leitor a discutir os temas abordados para que surgisse uma discussão coletiva de diversos posicionamentos. Dessa forma, uma opinião pública poderia ser formada e analisada.

Um comentário:

  1. wjg

    Atividade de avaliação cumprida no quesito estímulo ao debate. Análise de pesquisa e manifestação de OP não apresentados.

    ResponderExcluir