Em meados do século XX surgiu a primeira teoria sobre o movimento feminista, que se estendeu por três fases e permanece ativa até os dias de hoje. Baseado na luta pelos direitos iguais entre o sexo feminino e masculino, o feminismo protesta por um modo de vida livre de padrões opressores derivados do estilo patriarcal da sociedade. Até hoje envolve diversos tipos de teorias e movimentos igualitários decorrentes do próprio feminismo, que o transformaram na ideologia de vida de muitas mulheres.
Uma consequência do movimento foi a criação de uma diversidade de vertentes que variaram ao longo da história e do contexto social: há no feminismo o compromisso de por fim na dominação masculina e estrutura patriarcal. As diferenças presentes nos variados movimentos feministas estão na identidade; no foco de luta e nas metas que quer alcançar; na possibilidade de combater e reformar o estado patriarcal , a heterossexualidade patriarcal e ainda a dominação cultural.
Muitas mulheres simpatizantes ao movimento feminista acreditam que a discriminação ainda existe tanto em países subdesenvolvidos quanto em países desenvolvidos, apesar de o movimento ter iniciado nos Estados Unidos e se dissolvido nos outros continentes, incluindo África e América Latina. Porém, as mulheres das antigas colônias européias e do Terceiro Mundo, criticavam o feminismo ocidental como sendo ‘etnocêntrico’.
Apesar disso, o objetivo de todas as feministas ao redor do mundo é trazer ao sexo feminino igualdade relacionada principalmente ao racismo, homofobia, política e direitos trabalhistas.
Os avanços conquistados no mundo ocidental trouxeram grande diferença no modo de vida de muitas mulheres, porém estatísticas mostram que ainda faltam algumas atitudes para tornar a sociedade uma movida por teorias patriarcais, mais aderente ao igualitarismo.
E você , o que acha destes dados? O que deve ser feito para trazer ao sexo feminino total igualdade e força perante ao patriarcalismo da sociedade?
Dê a sua opinião!

acredito que as mulheres devem sim lutar pelos direitos iguais, e como homem defendo o movimento feminista pois acho injusto a desigualdade entre os sexos nos salarios e nas entrevistas de emprego
ResponderExcluir